Brasil Flag
Troque a Cor do Site

CINE BRASIL 1º Cinema de Centro do Guilherme - Virou Nome de Rua


Local onde os guilhermenses aprenderam a gostar de cinema e a idolatrar galãs como Bruce Lee, Jean-Claude van Dame, Arnold Schwarzenegger, Sean Connery e muitos outros, o CINE BRASIL, foi instituído, ou criado pelo Sr. Almir. Homem que chegou em Centro do Guilherme na época das fofocas do ouro, o que atraiu muitas outras pessoas. Ele era casado (ou amigado) com uma filha da Dona Raimunda (Cabaça) e, a maioria de seus filmes, bem como de seus respectivos cartazes, ficaram na casa dela até se acabarem. As últimas notícias sobre ele são de que o mesmo possivelmente more na Venezuela ou em um dos estados brasileiros próximo, Amapá ou Roraima. Está  de cadeira de rodas, dependente de outras pessoas (sua esposa, especialmente). Mas o mesmo Sr. Almir pode ter certeza de uma coisa. Entrou para a história da pequena e pacata cidade de Centro do Guilherme. Naqueles tempos, segundo relatos, os filmes mais comuns eram os asiáticos. Os guilhermenses tinham uma queda por filmes de luta, especialmente se tivessem o chinês-americano Bruce Lee ou seu compatriota Shao Lin. Mas o gosto também levava em consideração os hollywoodianos Chuck Norris (conhecido apenas por Braddock por causa da trilogia Braddock - O Resgate - 1984 a 1988). Ainda nos anos 90 o Filme Comando Para Matar era um sucesso na TV. Bem mas voltemos para a história do cinema.
O mesmo teve suas atividades encerradas no início dos anos 1990. Nesse mesmo período e local foi aberto o famoso Clube Mix House. Onde os sucessos dos anos 70 e 80 rolavam soltos. O estilo preferido dos Guilhermenses eram a Lambada, o Forró e o EuroDance. Mesmo depois de acabado e das mudanças pelas quais passaram a vizinhança até alguns anos atrás era possível ver o nome do clube e do cinema na parede de tábua (nas cores amarela e preta que marcaram).
Rua Cine Brasil (2010). O cinema ficava após as placas de aço (à esquerda da foto). 


O cinema, bem como os filmes e até mesmo o Clube foram marcantes para os moradores da época, jovens, senhores e senhoras que conhecem a história. Tanto que a homenagem ficou para sempre: a Rua se chama até hoje Rua Cine Brasil e, ao contrário da época, tudo é muito calmo por lá. Dos vizinhos da época poucos ainda moram na rua. Um local com muitos bregas (boates ou casas de prostituição) que era reduto dos garimpeiros, vagabundos e grandes homens da história politica e aristocrática da época, hoje possue em seu lugar uma linda praça, construída a princípio para ajudar a esquecer os momentos ruins que este pequeno pedaço de chão já testemunhou. Só pra situar um: A morte do líder comunitário e um dos maiores influenciadores da cultura e da filosofia guilhermense dos anos 80, Sr. José Torres Evangelista, o Zequinha. Que foi assassinado ao pé da amendoeira símbolo da Rua, depois que voltava deste local (zona) em 04 de abril de 1994. É importante lembrar que pela rua, isto é, em frente ao cinema passa a rua principal. Quando não tinha a ponte de hoje os madeireiros e outros automóveis passavam por essa rua. A curva era exatamente onde ainda hoje é o Bar da Ciba.
Cine Brasil, Rua Cine presente de alguma forna na memória dos guilhermenses. ASSISTA ABAIXO AO VÍDEO: