A comunidade católica local está atenta a todos os acontecimentos da JMJ no Rio e eventos paralelos em Aparecida - SP, onde o papa esteve em visita nesta quarta. Isso porque o trabalho de evangelização missionária, envolveu todas as partes do Brasil, inclusive Centro do Guilherme, que no início do mês de Junho teve atividade jovem intensa com passeatas, alvoradas e outras formas de manifestações que celebravam e anunciavam a Jornada Mundial da Juventude Católica, que está acontecendo no Rio de Janeiro. Nossa equipe foi informada de que até agora ninguém viajou para participar do evento, que só ontem teve mais de 600 mil pessoas, maioria jovens, reunidos na abertura da JMJ com grandes shows da música católica local e mundial. O frio intenso foi a grande intempérie que apesar de intenso não desanimou os fiéis.
Pe. André Bráz - Foto: Roberto Gomes |
O povo de Centro do Guilherme pode se dizer privilegiado por ter a maior cobertura do evento no meio televisivo. Eles podem acompanhar pelos canais normais: Globo, SBT, Band, RedeTV e até mesmo os canais da Rede Record, que normalmente são influenciados pela igreja extremista (Universal). Mas o mais legal é que as emissoras católicas, entre elas a TV Canção Nova, de Cachoeira Paulista, TV Século XXI, de Campinas - SP, Rede Vida, de São José do Rio Preto - SP e a própria TV Aparecida que são transmitidas via satélite para todo os Brasil e são sintonizadas pelas parabólicas.
E é justamente aí que Centro do Guilherme se destaca das demais. Durante a gestão da prefeita Irene a TV local frequentemente saía do ar por vários motivos, dentre eles falta de manutenção e pagamento pelos direitos da TV Mirante, na época, a mais usada. As repetidoras Mirante, Difusora, TV Praia Grande e TV Cidade, só foram ao ar em Centro do Guilherme em poucas oportunidades, com ampla vantagem da Mirante.
Dessa forma as pessoas, mesmo as mais pobres, começaram a comprar antenas parabólicas deliberadamente. Isso rendeu uma bela renda aos empresários de lojas e armazéns não só locais, mas da região. Também colocou a cidade como a mais "ligada em TV" da região, visto que quem tem TV fechada (parabólicas), tem mais de 30 canais, diferentemente das cidades em que a TV aberta local prevalece, onde as prefeituras disponibilizam no máximo 4 canais, como no caso de Governador Nunes Freire. No entanto Centro do Guilherme perde por ser carente de conteúdo a nível estadual.
Mas voltando ao tema, os católicos, estão assistindo de camarote à visita do Santo Padre e as manifestações religiosas da Juventude do mundo inteiro que estão no Brasil. Mesmo não estando no Rio, eles se sentem perto, pois a televisão tem essa capacidade, aproximar situações.
A Jornada Mundial da Juventude é um evento religioso criado pelo Papa João Paulo II em 1984, que consiste na reunião de milhões de pessoas católicas, sobretudo jovens. O evento é celebrado a cada dois ou três anos, numa cidade escolhida para celebrar a grande jornada em que participam pessoas do mundo inteiro. Nos anos intermédios, as Jornadas são vividas localmente, no Domingo de Ramos, pelas dioceses ao redor do mundo. Para cada Jornada, o Papa sugere um tema.
Durante as JMJ, acontecem eventos como catequeses, adorações, missas, momentos de oração, palestras, partilhas e shows. Tudo isso em diversas línguas. Em sua última edição, em Madrid em 2011, reuniu cerca de três milhões de jovens. Apesar de ser proposta pela Igreja Católica, é um convite a todos os jovens do mundo. Para João Paulo II, "…a esperança de um mundo melhor está numa juventude sadia, com valores, responsável e, acima de tudo, voltada para Deus e para o próximo."