Aconteceu no domingo (07) uma reunião entre pais e mestres para acertar os últimos detalhes da volta às aulas no município de Centro do Guilherme.
O segundo semestre, que começou hoje contará com um reforço de peso. O programa Mais Educação do Governo Federal para alavancar a educação básica no Brasil, pretende aumentar o tempo de permanência dos alunos na escola. E não só isso, pretende fazer com que os índices do IDEB municipal sofra visíveis e bem-vidas alterações. Só para Centro do Guilherme estão previstas a contratação de até 40 monitores, que trabalhão em caráter voluntário, mas com uma ajuda de custo que é razoável. Os professores (monitores) receberão até 60,00 por turma em que lecionam, sendo que os mesmo podem trabalhar em até 5 turmas dependendo de suas lotações, segundo explicou o jovem Alan Pereira Santos, coordenador municipal do Mais Educação. Segundo ele, e as informações oficiais do MEC, as escolas do município que receberão o programa totalizam o número de 11 (onze). Número que coincide com o de coordenadores, isto é, cada escola cadastrada terá um coordenador. Cada etapa do trabalho vai durá 10 meses e no plano de aplicação do mesmo está previsto que os alunos permaneça em sala de aula pelo menos 6 (seis) horas por dia. Pela manhã os estudantes já começaram a entrar 15 minutos mais cedo, às 07:00 horas, saindo ainda às 11:00, o que em breve se estenderá até às 13:00; Os alunos da tarde que entravam 13:15 passam a chegar às 13:00, e brevemente sairão apenas às 19:00 e assim consequentemente, sendo que os alunos da noite mantêm seus horários.
Segundo o coordenador o programa pretende abrir caminhos para que o plano do governo de permanência integral na escola se estabeleça e se consolide. A ideia é fazer com que o aluno brasileiro permaneça 8 horas diárias com atividades educativas na escola. Atividades que vão desde esportes, atividades culturais variadas, passeios, gincanas, oficinas, excursões, até atividades didáticas normais. Essas e outras mudanças nas atividades letivas também foram apresentadas pelo secretário de educação, Ezequiel da Silva Almeida, que fez um balanço do primeiro semestre, enfatizando a necessidade de encurtar o mesmo, em função das festas juninas que na cidade são itinerantes e com participação ativa da comunidade escolar. A apresentação oficial do programa à população se dará em breve. Abaixo o professor Alan Pereira, coordenador no programa.