No sábado (07), as comunidades guilhermenses e de Maranhãozinho se uniram, como já fazem há alguns anos, para comemorar a Independência do Brasil com grandes desfiles.
A parceria tem o histórico de sempre ter um dos melhores desfiles da microrregião, pois com a participação de dois municípios há a possibilidade de aumentar o número de pelotões. Pela manhã o desfile foi em Maranhãozinho e mais uma vez fora um grande desfile. A prefeitura fechou por alguns minutos a BR-316 para que ocorresse a parada cívica.
No mesmo dia pela tarde foi a vez de Centro do Guilherme receber as caravanas de Maranhãozinho e todos os componentes dos pelotões guilhemenses. Duas bandas novamente fizeram a fanfarra para as homenagens à Independência do país. O desfile estava previsto para começar entre 15:00 e 14: horas mas, o mesmo só começou por volta das 17:30, o que gerou um pouco de transtorno, uma vez que o trajeto previsto para o desfile incluía a Rua Castelo Branco, no Bairro Riba Camilo e todo o setor oeste da Rua do Comércio, onde muita gente esperava ansiosamente.
A razão da precipitação do evento se deu pelo atraso na formação dos pelotões na concentração da Praça de Eventos. Dessa forma a parada guilhermense da Independência 2013 teve o seguinte trajeto: início na Rua da Assembleia, retornando pela Rua da Colone, apenas para acessar a Rua do Comércio, na altura da Loja Paraíso, no sentido Leste.
Daí o desfile só passou pelos 500 metros finais da Rua do Comercio, até acessar a Rua do Mercado, que por sua vez dá acesso à Praça de Eventos Novamente.
O desfile terminou dentro do Previsto e o clima ajudou bastante. Antes do mesmo chovera uma garôa providencial para eliminar a poeira e durante todo o percurso não houve nem sol brilhando nem chuva, o que diminuiu o desgaste dos que se apresentavam.
No evento estavam presentes além dos secretários municipais e vereadores, a prefeita e o líder político da região, Josimar Cunha Rodrigues. A população compareceu em peso. Foi mais uma demonstração de patriotismo que os guilhermenses demonstraram. Sobre o patriotismo brasileiro, você confere abaixo o contexto histórico do mesmo: