Brasil Flag
Troque a Cor do Site

ENEM 2013: Centro do Guilherme Mantém Baixíssimo Índice de Participação

Cerca de 20 alunos apenas, se inscreveram para a principal porta de entrada na Universidade no Brasil, o ENEM 2013, em Centro do Guilherme - MA. Logo os alunos que estão na última parte de seus estudos no âmbito municipal. Estes que são o produto final da educação municipal (ou estadual, como queiram). 

Além de poucas turmas de 3º Ano de Ensino Médio formadas, nem todos se inscreveram e, dos que se inscreveram, apenas 20 se comprometeram a ir até Santa Luzia do Paruá/MA ou à Santa Inês/MA para realizarem as provas. 

Em 11 anos de Ensino Médio em Centro do Guilherme - MA, poucas vezes tivemos um número bom de participantes no ENEM. Talvez isso se explique pelo fato de até agora ninguém da cidade ter sido beneficiado pelo programa de acesso às Universidades, através do PROUNI e SISU.

Mas a culpa não é do governo. Não exatamente. Dos 20 alunos aptos que se inscreveram, a maioria só iria à Santa Luzia se a prefeitura providenciar o transporte. Isso já ocorrera em outras ocasiões. a prefeitura está tentando consegui o transporte mas, segundo fontes ligadas à mesma, o tráfego de ônibus oficiais da educação estão proibidos fora da área de atuação, isto é, não podem mais fazer viagens que não sejam dentro do âmbito do transporte escolar, da escola pra casa e vice-versa. Há ainda o receio de que mesmo com o carro sendo pago pela prefeitura, alguns alunos boicotem a prova sem mais nem menos. Foi o que aconteceu nos anos anteriores. O transporte era oferecido, tudo era fácil, mas os alunos não compareceram.

Mais uma vez há que se lamentar a participação mínima de Centro do Guilherme no ENEM. Possivelmente um número menor ainda participará este ano, em função do transporte. Mas o lamento maior é em função do comprometimento dos concludentes 2013 com seu futuro na Universidade. 

Ora a Universidade Pública Brasileira é gratuita. Por isso seria muito bom que os alunos de municípios como Centro do Guilherme garantissem seu espaço nestas na única chance que tem. assim não sendo, daqui um ano, ou mais, estes mesmos jovens estarão pagando de R$ 150,00 à R$ 200,00 ou mais para estudar em universidades particulares. Uma pena pois até os ricos das grandes cidades estudam em universidades públicas e gratuitas. Resta à Centro do Guilherme criar condições e incentivar à participação de seus alunos recém saídos do Ensino Médio no ENEM. O que não queremos é que os nossos jovens estuem sem perspectivas. Meninas estudando mas no fim dos estudos se tornando apenas donas de casa, os rapazes, que poderiam ser grandes engenheiros, médicos, etc. se tornando apenas ajudante de pedreiro e, pior ainda, dono de roça.

Ano após ano esta situação se repete. Está na hora de uma ação enérgica de inserção de Centro do Guilherme (especialmente dos jovens) no mapa da educação superior.

As provas da edição de 2013 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontecem no próximo sábado (26) e domingo (27). Os portões dos mais de 15 mil locais de prova nos 1.661 municípios que receberão o exame fecharão pontualmente às 13h do horário de Brasília. Neste ano, mais de 7,1 milhões de candidatos se inscreveram para a prova do MEC em todos os estados do país.
Mas, por causa do fuso horário no território nacional e do horário de verão, que entrou em vigor neste domingo (20), é preciso consultar o horário local para não se confundir e acabar se atrasando e perdendo o Enem. Os portões serão abertos uma hora antes do início da prova, e fechados pontualmente no horário previsto no edital. Recomenda-se aos inscritos que cheguem aos locais de prova com uma hora de antecedência.