As provas de 2013 do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) serão aplicadas entre os dias 11 e 21 de novembro em todas as unidades da Federação. A primeira edição da Avaliação Nacional de Alfabetização (Ana), que passa a integrar o Saeb, também será realizada nessas datas. Outra novidade é a inclusão, em caráter experimental, de testes de ciências.
A Ana contará com provas de leitura e escrita e de matemática. Serão avaliados estudantes matriculados no 3ºano do ensino fundamental de escolas públicas das áreas urbana e rural organizadas no regime de nove anos.
As provas de ciências serão aplicadas aos alunos do 9º ano do ensino fundamental da Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc), conhecida como Prova Brasil, e do 9º ano do ensino fundamental e do 3º do ensino médio da Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb).
O resultado da Ana está previsto para 31 de maio de 2014 e em 31 de julho do próximo ano serão conhecidos os da Anresc e da Aneb - as três avaliações compõem o Saeb.
Compõem a Aneb provas de leitura, matemática e questionários aplicados a um grupo (amostra) de estudantes do 5º e do 9º anos do ensino fundamental regular e do 3º ano do ensino médio das redes pública e particular. Da Anresc, participam todas as escolas com pelo menos 20 estudantes do 5º e do 9º anos do ensino fundamental regular, matriculados em escolas públicas de zonas urbanas e rurais. Serão aplicadas provas de leitura, matemática e questionários.
As normas e o cronograma das avaliações foram publicados na portaria do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) nº 304, de 21 de junho de 2013, e no Diário Oficial da União de 25 de junho.
A Ana contará com provas de leitura e escrita e de matemática. Serão avaliados estudantes matriculados no 3ºano do ensino fundamental de escolas públicas das áreas urbana e rural organizadas no regime de nove anos.
As provas de ciências serão aplicadas aos alunos do 9º ano do ensino fundamental da Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc), conhecida como Prova Brasil, e do 9º ano do ensino fundamental e do 3º do ensino médio da Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb).
O resultado da Ana está previsto para 31 de maio de 2014 e em 31 de julho do próximo ano serão conhecidos os da Anresc e da Aneb - as três avaliações compõem o Saeb.
Compõem a Aneb provas de leitura, matemática e questionários aplicados a um grupo (amostra) de estudantes do 5º e do 9º anos do ensino fundamental regular e do 3º ano do ensino médio das redes pública e particular. Da Anresc, participam todas as escolas com pelo menos 20 estudantes do 5º e do 9º anos do ensino fundamental regular, matriculados em escolas públicas de zonas urbanas e rurais. Serão aplicadas provas de leitura, matemática e questionários.
As normas e o cronograma das avaliações foram publicados na portaria do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) nº 304, de 21 de junho de 2013, e no Diário Oficial da União de 25 de junho.
O Saeb e a Prova Brasil são dois exames complementares que compõem o Sistema de Avaliação da Educação Básica. O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), realizado pelo Inep/MEC, abrange estudantes das redes públicas e privadas do país, localizados em área rural e urbana, matriculados na 4ª e 8ª séries (ou 5º e 9º anos) do ensino fundamental e também no 3º ano do ensino médio. São aplicadas provas de Língua Portuguesa e Matemática. A avaliação é feita por amostragem. Nesses estratos, os resultados são apresentados para cada unidade da Federação e para o Brasil como um todo.
A avaliação é censitária para alunos de 4ª e 8ª séries do ensino fundamental público, nas redes estaduais, municipais e federais, de área rural e urbana, em escolas que tenham no mínimo 20 alunos matriculados na série avaliada. Nesse estrato, a prova recebe o nome de Prova Brasil e oferece resultados por escola, município, unidade da Federação e país.
Nos anos em que a Prova Brasil e o Saeb são aplicados, as secretarias estaduais e municipais de educação e as escolas públicas da educação básica, que possuem turmas de quarta e oitava séries (quinto e nono anos) do ensino fundamental e terceira série do ensino médio, recebem os cadernos Matrizes de Referência, Temas, Tópicos e Descritores.
Os cadernos trazem informações aos gestores e professores sobre os pressupostos teóricos que embasam a avaliação, os descritores e uma série de exemplos de itens (questões) sobre língua portuguesa e matemática das séries a serem avaliadas.
A Prova Brasil e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) são avaliações para diagnóstico, em larga escala, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Têm o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.
Nos testes aplicados na quarta e oitava séries (quinto e nono anos) do ensino fundamental e na terceira série do ensino médio, os estudantes respondem a itens (questões) de língua portuguesa, com foco em leitura, e matemática, com foco na resolução de problemas. No questionário socioeconômico, os estudantes fornecem informações sobre fatores de contexto que podem estar associados ao desempenho.
Professores e diretores das turmas e escolas avaliadas também respondem a questionários que coletam dados demográficos, perfil profissional e de condições de trabalho.
A partir das informações do Saeb e da Prova Brasil, o MEC e as secretarias estaduais e municipais de Educação podem definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no país e a redução das desigualdades existentes, promovendo, por exemplo, a correção de distorções e debilidades identificadas e direcionando seus recursos técnicos e financeiros para áreas identificadas como prioritárias.
As médias de desempenho nessas avaliações também subsidiam o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), ao lado das taxas de aprovação nessas esferas.
Além disso, os dados também estão disponíveis a toda a sociedade que, a partir dos resultados, pode acompanhar as políticas implementadas pelas diferentes esferas de governo. No caso da Prova Brasil, ainda pode ser observado o desempenho específico das escolas públicas urbanas do país.
Os dados dessas avaliações são comparáveis ao longo do tempo, ou seja, pode-se acompanhar a evolução dos desempenhos das escolas, das redes e do sistema como um todo. Em 2011, as escolas rurais de ensino fundamental com mais de 20 alunos nas séries avaliadas também farão a Prova Brasil