O Ministério da Educação (MEC) lançou na segunda-feira (25) o programa Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio, em que uma das principais ações do programa é fornecer bolsas em dinheiro para professores do ensino médio da rede pública se qualificarem em cursos oferecidos pelo próprio MEC e ministrados presencialmente por instituições de ensino superior.
O programa prevê a criação de uma rede de formação em todos os estados. Os requisitos para os professores participarem do programa incluem a atuação como docente em sala de aula ou coordenador pedagógico no ensino médio em escola da rede estadual, e a condição de professor efetivo
para o ano letivo de 2014. Além disso, eles precisam constar no Censo Escolar de 2013 na mesma rede em que estarão vinculados em 2014.
O curso para os professores terá duração de 200 horas anuais e usará material didático oferecido de forma digital pelo próprio MEC. Os professores que aderirem ao programa receberão R$ 200 por mês, a partir de fevereiro, até dezembro do ano que vem. O Brasil tem quase 500 mil professores em mais de 20 mil escolas públicas de Ensino Médio.
In: Portal Castro Digital.