Uma das mais velhas e importantes ruas de Centro do Guilherme, do ponto de vista histórico, começou a receber o serviço de pavimentação e bloquetamento esta semana. A rua 13 de Maio foi conhecida durante muito tempo como uma das ruas mais esburacadas de Centro do Guilherme.
Descida da Rua 13 de Maio, sentido Leste |
A prefeitura pretende mudar aquela imagem da mesma, garantindo trafego de qualidade e urbanização de primeiro mundo na mesma. O projeto de revitalização da cidade prevê que as principais ruas de Centro do Guilherme recebam o devido tratamento e urbanização no prazo mínimo possível.
Do centro da cidade a Rua é a última a receber bloquetes. O que gerou, muitas vezes, certa discriminação e abandono da via por parte de pedestre e motoristas.
A história da rua remonta os distantes anos 80, quando pioneiros como a família Torres se intalaram na região e abriram os primeiros caminhos. Na ocasião era bonita a visão da MA-307, antes da erosão e de outras mudanças que ocorreram na paisagem. De muitos pontos da rua era possível ver os carros passarem depois do rio. Pela rua também desciam banhistas para o balneário e ponto de lavagem de roupas conhecido como Rio do Mateus. Memórias que enriquecem a história da Rua 13 de Maio.
Detalhe do antigo asfalto da Rua 13 de Maio |
A rua já foi parcialmente asfaltada, entre 1997 e 2010, quando o calçamento se desgastou. A prefeitura prevê o término das obras em mais de um mês. Lembrando que na gestão da atual prefeita foi retomado o antigo leito da rua pela baixa dos açudes, contando as Travessa das Flores e chegando à Travessa São José, última rua do Bairro Centro.
Parte mais alta da Rua 13 de Maio |