Brasil Flag
Troque a Cor do Site

Construção Civil - Centro do Guilherme: Mudanças desde 1968


Descrição – Centro do Guilherme desde 1968 - ano de criação da Vila que depois se chamaria Porto Alegre.
Características do Centro de Centro do Guilhreme (1983)
Em 1968 Centro do Guilherme não tinha sequer casas exceto as tendas de palha de ubim (folha de uma pequena palmeira encontrada com facilidade na região amazônica) e sem paredes. Depois com o avançar do desbravamento foram sendo construídas outras casas de taipa, com paredes de barro e com telhado de cavaco (tipo de lasca tirada de toras de madeira, especialmente andiroba, retirada da então abundante floresta). Com o tempo as casas foram tomando melhor forma até que nos anos 70, mais ou menos o Sr. José Fernandes (falecido em 2010), fez a maior casa do então povoado. Depois o mesmo Zé Fernandes construiu no mesmo lugar o que era considerado a mais linda casa até o final dos anos 90. Veja a foto:
Descrição – Centro do Guilherme – 2013
No século XXI, precisamente em 2013, quando foi escrito este artigo já existem milhares de casas nesta cidade e no município. As casas de ubim já não mais existem. Estas só eram passíveis de serem encontradas até meados de 2000, embora possa ser encontrada no interior, em regiões remotas, não alcançadas por essa pesquisa. Também casas cobertas de cavaco ou com paredes de barro são cada vez mais difíceis.
As casas de hoje são, em sua maioria, de alvenaria e de um único andar. Mas existem casas que se destacam por terem dois ou três andares como é o caso do prédio do Supermercado Baratão, único com 3 andares e que detêm o título de maior casa de Centro do Guilherme. Entre as casas destaques (todas no centro da cidade) seguem-se: Casa do Nenzinho do Supermercado Barateiro (dois andares); prédio da A Renovar, construída pelo então empresário, hoje pastor da Assembleia de Deus Pr. José Nilto (dois andares); casa do Fernandinho, do Supermercado Vanda (dois andares); casa da Jocelita (dois andares) entre outros. As duas primeiras casas de dois ou mais pisos construídas em Centro do Guilherme, que se tem notícia foram: a casa do Lando do Zé Grande, no Bairro Novo, construída por volta de 1999 e só acabada 10 anos depois e; o prédio da A Renovar citada acima. As demais casas são simples ou de mesmo padrão, com exceção da Casa do Empresário Joelsão, no Bairro Riba Camilo (veja foto ao lado) que apesar de ter apenas um piso, é de longe, considerada a melhor, mais linda e mais cara casa de Centro do Guilherme e, possivelmente da microrregião. A casa pode não ter uma estrutura top por dentro, nossa pesquisa não abrangeu essa cobertura. Mas o desenho no estilo americano com quedas d’água de seus telhados com até 100o além do padrão da região, as cores de seu telhado (rósea) e os detalhes do muro e fachada encantam.
A construção civil na cidade se limita basicamente à categoria artesanal. Todos os pedreiros se consideram profissionais da área, mas apenas por encarar essa ocupação como profissão. Todos eles, até que se prove o contrário não têm formação adequada para exercer a profissão. Se já houve alguém formado na área de engenharia civil, não mora em Centro do Guilherme, mesmo porque o mesmo não obteria renda compatível com o seu nível de estudos. Há sim um ótimo entusiasta chamado Bernardo, que assina as principais obras públicas e algumas privadas na cidade. Mas como apontado antes nossa reportagem não tem informação sobre a formação do Sr. Bernardo. Todas as construções da cidade têm aval de engenheiros de fora, como: o hospital público que está sendo (2011-2013...) construído no Bairro Riba Camilo, a primeira Creche Municipal, o templo da Igreja Assembleia de Deus, o Ginásio Poliesportivo  e as casas populares, todas no mesmo bairro. Aliás o Bairro Riba Camilo, criado em 2007, está se tornando o Bairro que mais têm prédio público e que mais está construindo nestes últimos anos, 30% aproximadamente do material de construção comprado em Centro do Guilherme é destinado ao Bairro, o que coloca este como o mais promissor da cidade.
Outras construções da cidade:
Prédios Públicos:
Prefeitura - não têm prédio fixo ainda. Utiliza-se de um prédio antigo, que é da prefeitura mas funciona provisoriamente como Prefeitura. Em 18 anos de história como município (em 2013) a cidade nunca teve uma prefeitura com prédio próprio.
Secretarias de: Educação: prédio alugado, Saúde: prédio alugado, Assistência Social: prédio alugado, Agricultura: prédio alugado entre outros. Falta uma referência na administração público, algo nunca resolvido em 3 gestões diferentes.