Brasil Flag
Troque a Cor do Site

IDH 2013: Centro do Guilherme Melhora e Oculpa a 5.293ª Posição no Brasil

Durante anos Centro do Guilherme foi alvo de chacotas, piadas e de discriminação por todo o Brasil, após a divulgação dos dados do Índice de Desenvolvimento Humano pelo Programa  das Nações Unidas Para o Desenvolvimento - PNUD, onde Centro do Guilherme aparecia como o de pior IDH.

Ontem (29) mais uma parcial que mostra que o índice do Brasil cresceu cerca de 47,5% em 20 anos, porém manteve a 85ª posição no ranking mundial, empatado com a Jamaica. O país teve uma melhora significativa, mas a própria ONU explica que o problema do país é a educação. O detalhe é que os EUA caíram para 3º, ultrapassados pela Austrália e a Argentina caiu mas goleia o Brasil na 45ª posição. O Maranhão em 2008 ocupava a antepenúltima posição, em 26º lugar considerando o Distrito Federal, manteve a posição, mesmo subindo a pontuação para 0,639, com uma diferença mínima de 8 centésimos para Alagoas que tem 0,639 pontos.

Mas Centro do Guilherme tem o que comemorar, além de ter deixado anos atrás o incômodo lugar, agora figura na 5.293ª posição do PNUD. 
Desde 2003, quando fora divulgado uma das últimas posições houve bastante melhoras. O município ocupava o 5503º lugar no ranking, quando o país tinha 5507 municípios. Hoje o país tem 5565. Nosso número de pontos no ranking é 0,542, na escala que vai até 1,000. O índice de longevidade, que é a expectativa de vide é de 0,707, o de renda per capta é 0,510 e da educação 0,442. Ainda segundo o PNUD estamos aquém do ideal, classificados como uma cidade de baixo desenvolvimento, mas só e saber que houve melhora, já é motivo para comemoração. Também continuamos perdendo para Presidente Médici que com seus 0,591 pontos ocupa a 4372ª Posição no Brasil, e para Maranhãozinho, com 0,550, está na 5194ª posição; Mais uma vez São Caetano do Sul - SP levou a melhor, é considerada a melhor cidade do Brasil para se viver, com 0.862 pontos e ocupando a 1ª posiçao, na outra ponta, a cidade de Melgaço - PA, ocupa a posição que já foi nossa, com 0.418 pontos, município 5565.

Abaixo reproduzimos um script do G1 que mostra o IDH de seu município:

O que é IDH?
O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida resumida do progresso a longo prazo em três dimensões básicas do desenvolvimento humano: renda, educação e saúde. O objetivo da criação do IDH foi o de oferecer um contraponto a outro indicador muito utilizado, o Produto Interno Bruto (PIB) per capita, que considera apenas a dimensão econômica do desenvolvimento. Criado por Mahbub ul Haq com a colaboração do economista indiano Amartya Sen, ganhador do Prêmio Nobel de Economia de 1998, o IDH pretende ser uma medida geral e sintética que, apesar de ampliar a perspectiva sobre o desenvolvimento humano, não abrange nem esgota todos os aspectos de desenvolvimento.