Neste final de semana foram realizados os jogos finais da Taça Cidade e Taça Rural de Centro do Guilherme. E pela primeira vez o Paysandú Guilhermense, em sua curta história, leva o título. A equipe sempre beliscava a taça e o campeonato guilhermense logo desde sua fundação. Mas nunca tinha sido campeão desse torneio.
Depois de uma ampla divulgação a população apareceu em peso ao grande clássico. É possível que o recorde de público do acanhado Estádio Poeirão tenha sido batido. O fato é que o mesmo estava lotado, a ponto do estacionamento está quase sem vagas como se vê no slide de imagens do evento abaixo.
Equipe Campeã Posando Para Foto Oficial. Ao Centro o Dirigente Manuel Torres Junior. |
O time foi formado em meados de 2009 por Bruno Rocha e Manoel Junior (Caçula), que em meio a crises e vitórias sempre mostrou determinação e superação. As fases iniciais de vários campeonatos sempre foram fáceis para o papão local. Mas o mesmo, sempre esbarrava nos tradicionais Botafogo, time de um dos técnicos mais vencedores da história do esporte local, o Sr. Lelé, e também no time do Real Madrid, da tradicional família Aguiar. Este último era até dois anos atrás o principal rival do Paysandú, até o ultimo investimento de Bruno e Caçula. Ao trazer os ótimos jogadores, Rogério (ex-Botafogo) e o meia Oziel, do Povoado Limão, município de Centro Novo - MA, e manter o bom elenco de outras temporadas como o outro meia, Ivan Lima, um dos destaques da partidas, com um gol de falta aos 17 minutos do segundo tempo. Esse time tem hoje base forte para conquistar outros títulos e o próximo desafio é contra o Chelsea da Quadra Arariboia, que venceu por 3x1 o Barcelona da Quadra 45. O jogo está marcado para sábado (9), valendo a Taça União, que reúne os campões da cidade e do interior.
A partida que valeu o título para o Papão foi uma verdadeira batalha em campo. O time do Botafogo, grande campeão de outras decisões, acostumado a ganhar muitos títulos até começou ofensivo, mas a determinação da equipe bicolor foi marcante para a arrancada para o título. O primeiro tempo foi marcado pelo empate, o que levou a torcida a pensar que seria também difícil o segundo período. Mas o Paysandú tratou logo de resolver a parada marcando logo aos 17' com Ivan e minutos depois com o artilheiro da Taça Cidade, Oziel.
A Cerimônia de premiação dessa vez não contou com a participação da prefeita Detinha, nem do líder político, Josimar. Mas os vereadores da base aliada e os dirigentes esportivos locais participaram da premiação. Pela ordem de premiação tem-se: 3º colocado - Internacional, 2º colocado - Botafogo, e o grande campeão: Paysandú Guilhemense, que levou uma valiosa premiação em dinheiro que no acumulado foi acima de R$ 2.000,00.
O jogo mais uma vez teve narração in loco, cobertura da imprensa local e de alguns fotógrafos e blogueiros da BR 316. O locutor e cronista esportivo Oziel Silva, como faz todo ano, foi quem trouxe as emoções dos gols na grande final. Abaixo um slide das imagens do evento. Clique no slide para assisti-lo, no mesmo temos trechos de vídeos também: