Não há data definida para acontecer mas, já foi elaborado e enviado para a Assembleia Legislativa o projeto de lei para criação de 3 mil vagas para professores do ensino médio regular da rede pública estadual a serem preenchidas através de concurso público a partir de 2015.
O anúncio foi feito pela governadora Roseana Sarney na terça-feira (11) em São Luis- MA, durante evento em que ela assinou a ordem de serviço para a construção da sede própria da Universidade Virtual do Maranhão (Univima).
Segundo a governadora as despesas decorrentes da criação dos cargos já estão previstas na Lei Orçamentária Anual (LOA) a ser aprovada pelo Legislativo.
A realização do certame também depende de uma série de fatores, como a aprovação do projeto de lei, escolha de instituição para realizar o certame, e principalmente, o que já foi relatado acima: boa vontade do executivo estadual.
Roseana Sarney passou os últimos anos prometendo o concurso, mas nunca realizou. Agora que o projeto de lei está pronto quem se beneficiará dele é o então governador eleito Flávio Dino. Há quem diga que esta seja uma última cartada dos Sarneys para se gloriar em posteriores campanhas, como aconteceu no último concurso realizado (2011), quando após assumir o cargo promoveu um certame que só teve seus últimos cargos excedentes preenchidos agora na última chamada.
Veja a lista geral de vagas por disciplina para todo estado, segundo o projeto. Ainda não foi divulgada a lista de vagas por cidades e/ou Unidades Regionais de Educação (UREs).