Brasil Flag
Troque a Cor do Site

Rádio Nova 102 FM Já Está ao Vivo na Internet Para Todo o Brasil e o Mundo

Desde última quinta-feira o site da Rádio Nova 102,1 Mhz de Centro do Guilherme - MA [www.nova102fm.com] está transmitindo sua programação ao vivo para o mundo inteiro pela internet.
A iniciativa foi pioneira em meados de 2012, quando a mesma transmitiu por alguns dias pelo endereço antigo (www.nova102aovivo.com). Na ocasião ainda foram transmitidos um jogo envolvendo as equipes de Paysandú versus Botafogo e vários programas para todo o Brasil. 

A notícia vai de encontro com a teoria de que a concorrência da emissora  teria feito a primeira transmissão. O que não houve foi continuidade, ou não decolou, como afirma o diretor de programações da emissora. 

Centro do Guilherme como se sabe tem duas emissoras de rádio. Ambas com o nome de Nova FM. E o motivo para isso é simples e ao mesmo tempo difícil de explicar. 

Durante a distante década de 1990 os jovens: Amós Fernandes, Baiano, Welligton, Reginaldo Martins e Gilberto Silva fundaram e colocaram no ar a primeira Rádio de Centro do Guilherme. A princípio a emissora funcionava com equipamentos piratas, jurássicos e sem regulamentação. Teve os nomes de Rádio: Comunidade FM, Cidade FM, Clube FM e outros. 

Ainda nos anos noventa surgiu o primeiro racha no grupo. Influenciado por alas insatisfeitas de anunciantes, alguns jovens saíram da parceria com Gil Estrela (Gilberto) e fundaram a Rádio Alternativa FM, que funcionou na Rua 13 de Maio, rua que por sinal foi sede do primeiro estúdio de Rádio local. 

mais tarde muitos outros locutores trocaram a Rádio Clube pela Rádio Alternativa, que por sua vez mudou de nome já nos anos 2000, passando a se chamar Rádio Criativa FM. Os locutores que migraram da Rádio Clube/Comunidade para a Alternativa/Criativa FM foram: Welligton, Reginaldo Roots, Oziel Silva, Jota Roberto, Leomar Oliveira, e alguns outros. Também já na fase de Nova Fm houve uma troca inversa. O locutor Edinaldo Santos, revelação do ano de 2011, trocou em 2012 a Nova 102 FM pela Nova 87,9 FM. Fez durante muito tempo um grande sucesso mas a parceria acabou por motivos toscos. Todos os locutores que saíram da Rádio Cidade/Comunidade/Clube/Nova 87 FM ara a Alternativa/Criativa/Nova 102 FM faziam bastante sucesso na primeira. 

As emissoras passaram a se chamar Nova FM no ano de 2004, quando, depois de muitos problemas de fechamentos e multas da ANATEL, começou-se a legalizar a mesma. Na ocasião algumas associações do município de Centro do Guilherme - MA resolveram apoiar a ideia e assim, fundaram a ASDECOCE - Associação de Desenvolvimento Comunitário de Centro do Guilherme que fora administrada primeiro pelo locutor Gilberto da Silva. Este tinha a esperança de que o sonho da legalização da emissora se tornaria real, mas como a burocracia era grande e gerava muitos gastos, logo deixou muitos documentos atrasarem e multas vencerem;

Mais ou menos em 2006 o Sr. Luis Claudio presidiu a associação, mas a sua administração foi conturbada por haver duas alas que não concordavam com a conduta uma das outras. Nesse período o Sr. Nenzinho (Francisco), antigo mantenedor da Rádio Criativa, começou a fazer parte da Associação, o que gerou grande preocupação da ala do Sr. Gilberto. 

Em 2008 o Sr. Nenzinho foi eleito presidente da ASDECOCE. Nesta eleição a outra ala não apresentou chapa, talvez não acreditando que a tal associação não tivesse resultado com a legalização da Nova FM. Mesmo assim o Sr. Gilberto e também resolveu manter suas emissoras no ar apesar da fiscalização da ANATEL que frequentemente levava os transmissores piratas que ambas usavam. Chegaram até a usar a mesma frequência de 87,9 Mhz. Não satisfeito com os resultados obtidos pela frequência 87,9 de uma torre mais baixa a ASDECOCE abriu mão provisoriamente da mesma e passou a operar na frequência 102,1 Mhz, que logo pegou gosto e permanece até hoje. 

As rádios já funcionaram na Rua 13 de Maio (Cidade FM), passaram para a Rua Duque de Caxias (Clube FM) e Rua do Norte (Cidade FM), depois para a Rua Nova (Clube FM), como uma passagem rápida pela Vila São Pedro, e Rua do Comércio (Criativa FM). Até que se estabeleceram no local que estão até hoje: Nova 87 na Rua Duque de Caxias e Nova 102 FM de volva à Rua 13 de Maio.

Em 2011 a Nova 102 FM assou a transmitir ao vivo pela internet, mas não deu continuidade ao projeto; Em 2012 a Nova 87,9 FM pirata resolveu usar a internet para transmissões, e continua até hoje. A Nova 102 FM voltou a transmitir ao vivo pela internet recentemente, agora com um site belíssimo.

Sobre a briga pelos direitos de uso da frequência 87,9 Mhz, a mesma é uma incógnita. O se sabe é que a mesma continua, com uma grande vantagem para a ASDECOCE que está com toda a papelada e regulamentou todos os requisitos para se estabelecer como única rádio de Centro do Guilherme, inclusive o endereço da Associação. Mas como o povo já está acostumado com as duas rádios, teme-se que não seria legal perder uma delas. Segundo o atual presidente da entidade, a exclusividade de transmissão de rádio-difusão pode surgir a qualquer momento.

Para ouvir a Nova 102 Fm clique aqui. E para ouvir a 87 clique aqui. A matéria é inconclusa e carece de informações.